Build your base

Alienum phaedrum torquatos nec eu, vis detraxit periculis ex, nihil expetendis in mei. Mei an pericula euripidis, hinc partem ei est.

 

Local dos Eventos

Parque do Sorraia

A maior parte das actividades da Feira decorrem no Parque do Sorraia, apelidado pela população como a sala de visitas dos coruchenses, e em toda a envolvente à Praça de Toiros. Mas este ano, a grande novidade será o espaço de exposições que será na antiga rodoviária de Coruche, um espaço renovado e adaptado para receber o certame que marca a agenda nacional e a fileira da cortiça.

Observatório do Sobreiro e da Cortiça

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça é um edifício provocador, desenhado pelo Arquitecto Manuel Couceiro sob encomenda da Câmara Municipal de Coruche, com o intuito de criar uma orgânica que remeta para a metáfora do sobreiro como elemento vivo.

O Observatório é um edifício de primeiro andar, todo ele revestido a cortiça que tem por objectivo tornar-se numa estrutura de valorização do montado de sobro como nicho ecológico de grande valor, funcionando para tal em parceria com associações de produtores, universidades, investigadores e associações empresariais.

Entre as diversas divisões que compõem o edifício destacam-se os laboratórios e oficinas destinados ao estudo das temáticas do binómio sobreiro/cortiça, bem como o centro documental que visa ser um espaço dedicado à compilação de elementos bibliográficos relacionados com a fileira da cortiça, e por fim o auditório de 150 lugares de paredes revestidas com aglomerado negro com frescos nas cores do montado, que se encontra disponível para a realização de seminários, conferências e encontros.

Menção Honrosa na Categoria de Melhor Projeto Público 2014

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça ganhou uma Menção Honrosa na Categoria de Melhor Projeto Público 2014, dos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo 2014, iniciativa que distinguiu as empresas e as entidades públicas que desenvolveram no ano anterior projetos de interesse turístico maior.

Prémio Município do Ano Portugal 2015

Em 2015, o Município de Coruche ganhou o Prémio Município do Ano Portugal 2015, da região do alentejo, com o projeto do Observatório do Sobreiro e da Cortiça, atribuído pela Plataforma UM Cidades.